powered by

A facilitação de processos colaborativos e o coaching de liderança autêntica unem-se para auxiliar o desenvolvimento de competências para o empreendorismo e liderança consciente.
O PROGRAMA
Encontrar o Caminho Autêntico
Conhecimento para a transição e integração de novos paradigmas
Liderança Individual Autêntica
A coragem de liderar acção a partir do coração e não só da mente
Unir
Trabalho e Significado
Acção Participativa: Liderança Individual Autêntica em Acção
Expandir
Colaboração Humana
Modelos para trabalhar juntos e a beneficiar da diversidade humana
O QUÊ?
Desenvolvimento pessoal e profissional para aprender a ver os desafios actuais através de um perspectica que nos permite beneficiar das dinâmicas adversas e conseguir trabalhar colaborativamente, com paixão e sentido de propósito.
Os pilares em que assentam as fundações deste programa são:
Liderança Autêntica
Uma abordadem à liderança que encoraja-nos a trazer o nosso melhor para o modo como lideramos. Ancorada na auto-consciência e na coragem genuína em deixarmo-nos ser vistos, providencia métodos práticos para desenvolver a capacidade de nos abrirmos ao mundo, fortalecer a confiança para liderar a partir do coração e não apenas da mente.
Esta abordagem é desenhada a partir de principios e práticas da tradição contemplativa, bem como de abordagens contemporâneas à liderança e gestão do conhecimento (criação, transferência e aplicação).
A Arte da Liderança Participativa
Arte da Liderança Participativa – é uma comunidade de prática de conversas significativas em grupo, que geram acção e resultados, tem o propósito de acelerar projetos pessoais e promover transformações em comunidades, mudanças nas estratégicas de empresas, ONGs ou governos. É uma abordagem e um conjunto de ferramentas para promover a colaboração prestando particular atenção à importancia do diálogo e propoem-se transformar a crença de que 'as conversas são uma perda de tempo". Mostra que a prática da conversa pode gerar ações e efeitos mas que, para isso, precisamos reaprender esta habilidade que fomos perdendo ao longo do tempo.
A formação será conduzida de modo a permitir que a acção e a intencionalidade de cada participante estabeleça uma participação reflexiva e introspectiva.
O desafio é que cada um dos participantes, a seu próprio ritmo, explore conscientemente como cria e influencia resultados colectivos.
QUANDO E ONDE?
1ª edição
Módulo 1 S1: Fev 16
Módulo 1 S2: Fev 23
Módulo 2 S3: Mar 16
Módulo 2 S4: Mar 23
Agenda 2019
2ª edição
Módulo 1 S2: Mai 04
Módulo 1 S2: Mai 11
Módulo 2 S3: Jun 15
Módulo 2 S4: Jun 22
3ª edição
Módulo 1 S1: Out 12
Módulo 1 S2: Out 19
Módulo 2 S3: Nov 09
Módulo 2 S4: Nov 16
4 sábados, das 10:00 às 18:00
Local: Museu da Lisboa, Palácio Pimenta, Campo Grande, 245
Inscrições limitadas a 16 participantes
O QUE LEVAS CONTIGO NO FINAL DA FORMAÇÃO?
Para ganhar maior compreensão sobre os padrões de funcionamento do mundo e de nós mesmos, Já Não Basta Ter modelos e ferramentas.
Trazemos o convite para iniciar uma jornada de transformação e vir aprender e praticar abordagens de trabalho centradas em pessoas e em beneficio do planeta.
No final desta formação vais levar contigo:
-
Mais autenticidade e liberdade para agir
-
Maior Clareza na comunicação
-
Novos níveis e estratégias de pensamento
-
Clareza de propósito
-
Métodos de decisão que prestam atenção a padrões antigos (auto-sabotagem)
-
Maior habilidade em nutrir relações fortes, essenciais numa era de humanização dos negócios.
O QUE LEVAS CONTIGO NO FINAL DA FORMAÇÃO?
Empreender nos dias de hoje exige responsabilidades com o futuro e pede
MAIOR CLAREZA na resposta a questões profundas.
Qual o lugar interior a partir do qual quero empreender acção no mundo?
Que tipo de acção quero realizar? Para quê e em benefício do quê?
Como trabalhar em conjunto com perspectivas diferentes ?
O que vais aprender com este programa?
Individuos
Empresas e Lideranças
-
Connecta-te com a tua visão pessoal e ganha coragem para a manifestar.
-
Acede a ferramentas para gerires e usares o medo e ansiedade a teu favor, não contra ti.
-
Aprende a trabalhar de modo mais inclusivo
-
Ganha habilidade a lidar com a diversidade e complexidade.
-
Adquire métodos de acção participativa que te ajudam as escolher os melhores parceiros e projectos, alinhados com o teu propósito.
-
Aprende a gerar fluidez na presença de temas tensos.
-
Promove situações colaborativas para obter contributos e insights a partir de opiniões divergentes.
-
Aprende a prototipar e testar ideias.
-
Introduzir práticas e ferramentas que contribuem para uma maior alinhamento e mais iteração entre funções-chave.
-
Induzir valores e comportamentos que fortalecem a capacidade de aprendizagem organizacional:
-
Relações de trabalho transparentes e diálogo aberto
-
Flexibilidade e prontidão em transformar-se
-
Anseio pela aprendizagem continua.
-
Incorporação séria do tema da sustentabilidade e responsabilidade social
-
Ganhar capacidade para dar resposta à ascensão do segmento de consumo consciente.
"Se as coisas são inatingíveis...ora! Não é motivo para não querê-las ... que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas"
Mario Quintana, 'Das Utopias'
A Equipa de Formadores

Njiza Rodrigo da Costa
Trabalhou durante 15 anos no sector bancário, ligada a projectos de inovação. Desde 2012 que se dedica ao coaching pessoal para a Liderança Individual Autêntica e facilita processos colaborativos, com enfoque na expansão de consciência e capacitação para o diálogo.
É membro fundador da Comunidade de Pratica da Arte da Liderança Participativa - Art of Hosting - em Portugal

Alexandra Rentróia
Foi gestora de processos em diversos sectores de actividade, pertenceu à comunidade de empreendorismo evolucionário João Sem Medo e hoje é facilitadora de processos colaborativos.
É membro fundador da Comunidade de Pratica da Arte da Liderança Participativa - Art of Hosting - em Portugal
Apoio à organização

